Tornos Multifusos A Cames??


TORNOS MULTIFUSOS A CAMES??

Conforme é do conhecimento de todos os usuários e pessoas envolvidas no campo de TORNOS MULTIFUSO, este conceito compõem-se de um torno, com múltiplos fusos inseridos num “tambor”, que muda de posição para efetuar operações de usinagem de forma simultânea.  

A maioria dos usuários dos tornos multifuso são conscientes que este invento ocorreu há mais de um século e que este conceito tem evoluído e melhorado em questão de capacidades, precisão e estabilidade graças a recentes desenvolvimentos que ocorreram ao longo da história, em termos de acessórios e componentes para a indústria da máquina ferramenta. Isto conduziu ao que hoje conhecemos como a antiga TORNO MULTIFUSO DE CAMES, instalada em muitas usinas, e que há aproximadamente 30 anos era considerada um torno automático avançado.

Lembremo-nos que esta máquina foi concebida para grandes lotes de peças que, nesses tempos, necessitam ser usinadas. Para poder ter uma idéia sobre as peças que eram fabricadas, somente necessitamos recordar como eram os produtos finais: As peças de automóveis não necessitavam de ser precisas e complexas (as velocidades eram inferiores e os automóveis tinham menos componentes), sistemas elétricos e eletrônicos, etc.

Desde o ponto de vista de competitividade, os usuários dos multifusos controlados por cames, competiam igualmente com outros tipos de máquinas, pois a tecnologia CNC ainda não tinha sido “inventada”. Esta tecnologia foi primeiro introduzida em máquinas simples, como tornos automáticos CNC. Muitos de vocês já usam máquinas multifuso CNC e, portanto, conhecem perfeitamente as vantagens associadas ao uso das mesmas.

À parte deste fator, analisemos agora as diferenças entre TORNOS MULTIFUSOS CNC e os TORNOS MULTIFUSO CONTROLADOS POR CAMES:

1) Peças que são usinadas: Este é o ponto mais importante quando falamos de capacidades. Explicado de forma simplificada o MULTIFUSO A CAMES funciona sobre um único eixo. Este dispõe de 5 posições para operações frontais (perfurações, roscados, etc.) e 6 posições para operações transversais (fresagens simples, torneamentos, etc.). O que acontece se for necessário efetuar operações mais complexas? Os ssuários que não tencionam adquirir MULTIFUSOS CNC devem abandonar o projeto ou efetuar operações secundarias com outras máquinas, perdendo competitividade se a solução não estiver corretamente automatizada.


2) Tempos de configuração na multibrocas controlada por cames: A maioria das pessoas que estiverem a ler este texto saberão o tempo implicado neste processo, dependendo da marca que estiverem a usar.  Devido a este fator, muitos usuários de máquinas multibrocas desistem de usinar peças de série média.  Com as máquinas MULTIFUSO CNC este processo é muito mais simples. O usuário necessita apenas de equipar a máquina com as ferramentas correcta, carregar o programa das peças e otimizar o processo de usinagem. Obviamente não existe a necessidade de trocar cames, reduzindo assim de forma drástica os tempos de configuração.

3) Ferramentas padrão:  Devido à liberdade de escolha que estes equipamentos oferecem, o usuário dispõe da opção de usar ferramentas padrão, reduzindo assim o custo da peça usinada. A vantagem é óbvia.

4) Treinamento dos operadores: A maioria das empresas que têm vindo a usar tornos automáticos multifuso controlados por cames temem dar o salto e começar a usar CNC.  Desde o nosso ponto de vista o trabalho mais complexo já está feito, isto é ter experiência no campo de usinagem en multifusos. Muitas empresas estão a transformar o seu negócio desde tornos automaticos monofuso para os tornos multifuso, e rapidamente decidem passar a usar tornos multifuso CNC, em vez de cames. Estas empresas reconhecem que com um bom treinamento e o sócio adequado, os seus esforços são rentabilizados com maior rapidez. Se já está a usar multifusos tipo cames durante décadas torna-se muito mais simples para todos!!!

Clique em seguinte para mais informação sobre o nosso treinamento em máquinas multibrocas, ou simplesmente contate conosco para obter mais detalhes.